Nas aulas de Cavaquinho trabalha-se a consciência do instrumento (localização de notas, arpejos e escalas), as formas de notação (partitura, cifra e tablatura), os aspectos motores (técnica de palheta, postura etc.) e a linguagem do instrumento como acompanhante e como solista.
Tudo sempre aplicado ao repertório, explorando todas as variantes do samba e do choro e seus gêneros por excelência e também as interações com outros gêneros brasileiros, do tradicional ao pop,as aulas são diretas e objetivas, com resultados rápidos e uma formação sólida a médio e longo prazo.
Indispensável nas rodas da MPB, o cavaquinho é sempre um show à parte. Seu som e suas possibilidades rítmicas representam a essência da música de roda. No curso de cavaco o aluno aprende como acompanhar cantores e grupos e como realizar performances solo. Em aula são desenvolvidos conteúdos teóricos e práticos que permitem ao aluno executar um variado repertório de samba, chorinho e outros estilos.
Sendo da família de cordas, o cavaquinho funciona através da vibração das cordas, que quando “tocadas” soam. Há três principais maneiras de fazer a corda vibrar: quando dedilhada, quando percutida ou quando friccionada.
O cavaco tem 12 trastos e era afinado originalmente em ré-lá-si-mi. No entanto, as suas quatro cordas, também podem ser afinadas em ré-si-sol-sol e outras variações. O cavaquinho é um instrumento com possibilidades harmônicas e melódicas e que costuma a ser utilizado em diversos estilos musicais brasileiros com origem no Rio, onde está concentrada a maior colônia portuguesa do país.
O cavaquinho é um instrumento tipicamente brasileiro, e não apenas por seu papel de protagonista em nossos estilos consagrados como o samba, o pagode e o choro, mas o próprio imaginário deste instrumento parece irremediavelmente vinculado ao Brasil. Assim como as origens do nosso país, este pequeno “violão” também veio de Portugal, na região do Minho, onde é chamado de braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga. Derivado da família dos cordofones, este prodígio ganhou o mundo e se tornou muito popular em diversos locais como Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira.
Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.
O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.