Nas aulas de violino de trabalha-se a técnica de formação do violino de forma natural, gradativa e agradável, adequando o repertório às diversas idades e interesses. O repertório à disposição é vasto, criativo e expressivo estimulando tanto apresentações em conjunto quanto de solistas.
As técnicas pedagógicas, adaptadas a cada realidade e artifícios modernos, tem a finalidade de manter o interesse e prazer do aluno pelo instrumento e pela música, e assim contribuir na elevação de sua autoestima e formação cultural completa.
Este clássico instrumento é, em função da sua vasta utilização ao longo da História da Música, até hoje associado à música erudita e às orquestras. O curso de violino obviamente aborda essas facetas do instrumento, apoiado num denso estudo de teoria, mas se for de desejo do aluno, também aborda sua aplicação na música popular e contemporânea.
O aprendizado será aprofundado na medida do interesse e da evolução no instrumento.
O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana). O violino possui quatro cordas [2] , com afinação da mais aguda à mais grave: Mi4, Lá3, Ré3 e Sol2. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.
A palavra violino vem do latim médio, vitula, que significa instrumento de cordas.Sua origem vem de instrumentos trazidos do leste da Europa do Império Bizantino. Os primeiros violinos foram feitos na Itália entre os meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo de antecessores como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. A sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Salò. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius.
O violino propriamente dito manteve-se inalterado por duzentos anos. A partir do século XIX modificou-se apenas a espessura das cordas, o uso de um cavalete mais alto e um braço mais inclinado. Inclusive, a forma do arco consolidou-se aproximadamente nessa época. Originalmente com um formato côncavo, o arco agora tem uma curvatura convexa, o que lhe permite suportar uma maior tensão das crinas, graças às mudanças feitas pelo fabricante de arcos François Tourte, a pedido do virtuose Giovanni Battista Viotti, em 1782
Para aqueles que ingressaram em nossa instituição,e independente do curso que façam, disponibilizamos aulas cortesias de Teoria Musical, prática de Canto Coletivo, prática de Orquestra ou prática de Banda.
O compromisso da nossa escola é despertar em nossos alunos o gosto pela música e o compromisso de formar músicos completos e capacitados, independe de suas escolhas futuras.